Missão

Regular, fiscalizar e supervisionar as actividades desenvolvidas no sector dos transportes terrestres, satisfazendo as necessidades de mobilidade de pessoas e bens e promovendo a livre concorrência entre os seus operadores, de forma a assegurar o sucesso da estratégia para o desenvolvimento integrado do sistema de transportes, através de acções de coordenação, regulação, fiscalização e gestão.

Visão

Ser um organismo de referência nacional, regional e internacional na área de regulação dos Transportes Terrestres, cuja actuação responda às necessidades cada vez mais crescentes de mobilidade de pessoas e bens, com eficácia, qualidade e segurança dos seus utentes.

Valores

RIGOR na exigência do cumprimento, com pontualidade e de forma exemplar, dos diversos parâmetros legais e regulamentares, bem como das suas atribuições.
ÉTICA na assunção de um comportamento exemplar, movido por elevados padrões deontológicos, em prol da promoção do bom nome do INATTER, na defesa do interesse público.
CREDIBILIDADE na actuação com critérios de imparcialidade e equidade, inspirando a confiança dos utentes e restantes agentes do sector dos transportes rodoviários e ferroviários.

Objectivos Estratégicos

São objectivos estratégicos do INATTER:

  • Posicionar-se como um regulador do sector dos transportes terrestres de elevada competência, reconhecido por todos os intervenientes do sector pelos seus contributos para o desenvolvimento, competitividade e sustentabilidade;
  • Operacionalizar a organização do INATTER, os seus processos internos e os interfaces com os intervenientes do sector, prosseguindo desígnios de eficácia e de eficiência;
  • Construir uma sólida base de conhecimento e de informação do sector que possa ser a base da definição e avaliação de políticas sectoriais e da estratégia dos transportes terrestres;
  • Assegurar a sustentabilidade económico-financeira no quadro do novo modelo, financiando as suas actividades através das receitas provenientes de licenciamento, fiscalização, inspecção e eventuais subvenções do Estado.

Objectivo de Regulação

Regulação Económica
Adoptar e estabelecer procedimentos que visem promover a livre concorrência entre os operadores.

Regulação Técnica e de Segurança
Assegurar a elaboração de normas regulamentares sobre matérias técnicas e de segurança do sector dos transportes terrestres.

Regulação Financeira
Instalação de uma contabilidade eficiente e definição de critérios fiáveis de analise financeira.

Processos Organizacionais

[accordions id=’695′]